Gruta do Gentio, ou Gruta do Gentio II, é um sítio arqueológico situado na fazenda Vargem Bonita a cerca de 30km da sede municipal de Unaí, no noroeste do estado de Minas Gerais, distando 180km do Distrito Federal. Possui 200 m2 de área interna e situa-se num paredão calcário com cerca de 2,5 Km de extensão.

A gruta foi encontrada em 1973 pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) e entendida como um lugar de grande potencial arqueológico. A sua identificação foi confirmada no decorrer do Programa de Pesquisas Arqueológicas do Vale do São Francisco no Estado de Minas Gerais (PROPEVALE), coordenado pelo Prof. Dr. Ondemar Dias Jr., braço do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA). Ao longo das décadas, quatro etapas de escavação foram feitas após a sondagem inicial do PRONAPA: 1976, 1977, 1984 e 1987.

Considerada por arqueólogos como uma conjunção de cavernas e abrigos, a gruta apresenta os mais diversificados vestígios vegetais, humanos e animais.

Foi na gruta do Gentio 2, que pesquisadores do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) coletaram (em 1977) uma pequena múmia de 3.500 anos de uma menina de aproximadamente 12 anos de idade, descendente de um dos povos mais antigos da América.Batizaram ela com o nome de Acauã

Os exames de tomografia computadorizada de 2009 confirmaram que esta múmia pertence a uma jovem menina de cerca de doze anos, cujo exame de DNA feito em 2011 revelou pertencer ao haplótipo A2 dos povos americanos.

Há a atualização mais recente de que a múmia está exposta no Museu Egípcio e Rosacruz, localizado em Curitiba, no estado do Paraná, Brasil.Infelizmente ela não se encontra em nosso museu.

Além dos vestígios humanos,nas escavações feitas na Gruta do Gentio também foram encontrados ossadas de animais, artefatos que incluíam urnas mortuárias, agulhas de ossos, brincos, cerâmicas, tecidos e penas, além de alimentos como espigas de milho e sementes.

Todo material descoberto no sítio arqueológico estava em ótimo estado de preservação, o que provavelmente aconteceu devido à umidade e ação climática que atuam na gruta, situada em uma elevação rochosa cercada por um paredão de calcário.

Horários de funcionamento para visita da gruta:

segunda-feira: 08:00–17:00

terça-feira: 08:00–17:00

quarta-feira: 08:00–17:00

quinta-feira: 08:00–17:00

sexta-feira: 08:00–17:00

sábado/domingo:fechado

COMPARTILHADO POR:Karolliny Hevillyn






Comentários

Postagens mais visitadas