FOLIA DE REI- Unaí-MG

Festejo para louvar os três reis magos

A Folia de Reis é a festa que comemora e louva os três Reis Magos: Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar. Eles que visitaram Jesus Cristo dias depois do seu nascimento, segundo os Católicos. Esse festejo acontece todo dia 6 de Janeiro, vindo depois do cortejo dos reiseiros, que ficam em festa do dia 24 de dezembro ao dia 5 de janeiro, representando o tempo de andança dos reis.


História

A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os Portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura. A história da bíblia conta que quando Jesus nasceu os três reis foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado. Apesar de não terem datas marcadas, os católicos colocaram a data de 6 de Janeiro como o dia que eles conheceram Jesus.



A festa

A Folia de Reis tem características que não mudam: roupas brilhantes e coloridas, enfeites e músicas. Tradicionalmente é uma festa feita exclusivamente por homens, mas com o passar dos anos, e ao se espalhar por várias cidades, essa tradição foi se perdendo para dar passagem às mulheres que queriam entrar na folia. A composição da organização da festa não muda. É formada pelo mestre, os três reis, os palhaços, o festeiro, o coro e o bandeleiro.

• Festeiro - pessoa que promove a folia;

• Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar;

• Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras;

• Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia;

• Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica. São seis pessoas, que cantam e tocam instrumentos;

• Bandeleiro ou alferes da bandeira – seria o porta-bandeira da folia.

O Boi de Reis

Com o passar dos anos a Folia de Reis incorporou em sua tradição novas coisas. Um bom exemplo é a presença do Boi. Que pode ser confundido com o Boi Bumbá, por não se saber ao certo sua origem. O Boi de Reis é um anexo ou extensão da Folia de Reis, em que um boi de mentira (um homem fantasiado) faz a entrada antes dos Reis.

Há também quem conheça a festa do Boi de Reis como uma ampliação da festa, já que depois da folia há mais festejos aos reis. Veja a representação da Folia de Reis dentro de uma Universidade e confira o quanto ela é importante e rica culturalmente.


A tradição do Reisado

O Reisado hoje faz parte da Folia de Reis, mas as origens são diferentes. O Reisado nasceu no Egito, como festa de adoração a Festa Sol Invencível. Os foliões fazem uma procissão, indo de casa em casa para receber presentes e dinheiro. Essa parte da festa foi integrada ao passar dos anos. Os católicos a explicam como sendo o período da andada dos reis até a visita para Jesus.

https://portalunai.com.br/sabores-e-afetos-a-cultura-de-unai-minas-afora/

 https://portalunai.com.br/wp-content/uploads/2021/10/IMG_1333.jpg

 https://youtu.be/mPd_i_JSH68

 https://portalunai.com.br/wp-content/uploads/2021/10/IMG_1412.jpg

 https://portalunai.com.br/wp-content/uploads/2021/10/IMG_1356.jpg

COMPARTILHADO POR: Ana Luísa Gonçalves 

Comentários

Postagens mais visitadas